QUE MUNDO ESTE...

QUE MUNDO ESTE...
Tudo muda... De um momento para outro tudo se altera... Criminosos e selvagens  de ontem hoje são heróis, super heróis... Ofensas transformam-se em homenagens... Desprezo em admiração... Os mesmos que há um ano atrás tanto ofenderam e odiaram, hoje... hoje têm admiração, respeito, carinho e um amor indescritível por nós.. É... tudo muda e nada é certo e garantido... por mim agradeço as homenagens, palmas, show de pirilampos das forças de segurança e salvamento, canções, desenhos e rabiscos, aceito tudo... agradeço do fundo do coração, há que aproveitar o momento, a onda de amor que paira no ar... Sei que daqui a nada tudo será diferente... porque... tudo passa, nada fica para sempre... e tudo não passa de um ciclo... E repete-se... repete-se... memória curta, comodismo, gratidão, estar servido e bem servido, enfim... Hoje heróis... e daqui a nada voltamos a ser novamente cidadãos só com deveres, obrigações, sem direito a vida própria , os low-cost da função pública licenciada, aqueles que não têm direito a reivindicar o que qualquer cidadão do país pode reivindicar, sob pena de ser olhado com desprezo, repúdio e caluniado... É... há que aproveitar o momento, as homenagens porque vai ser uma breve passagem que dará lugar ao normal que é ofensivo a todos nós... Não dispensemos elogios e homenagens... Aproveitemos o momento...
Há um ano atrás estávamos debaixo de fogo..  atrevo-me a dizer que senti esta classe desprezada e odiada pelo povo que um dia juramos cuidar... na altura com um peso enorme no meu coração carregado de tristeza e com um grande sentimento de injustiça e indignação escrevi um texto que hoje transcrevo aqui..  sei que daqui a uns tempos isto voltará a ser realidade mal recomeçemos a lutar por aquilo que é nosso por direito e por justiça ...
AMO ESTE POVO QUE ME DESPREZA... (escrito há um ano atras, estávamos debaixo de fogo cerrado )
Amo o meu País... Amo o Povo do meu país e muito me tem custado ler principalmente nestes últimos dias os comentários de pessoas que como eu nasceram e vivem neste país... Comentários depreciativos, altamente ofensivos em relação aos enfermeiros.. do pior... de uma desconsideração atroz, de uma preversidade  descriminatória... Escárnio, gozo... Que esperam de nós? Que esperam daqueles que certamente os ajudaram a nascer e que se calhar os pegaram ao colo pela primeira vez? Que esperam daqueles que vos deram as primeiras vacinas nos centros de saúde evitando que contraíssem doenças? Que esperam daqueles que prepararam as vossas mães para o parto e as seguiram durante a gravidez? Que esperam daqueles que na vossa escola os socorreram quando caíram ou quando adoeceram? Que esperam daqueles que no internamento os acompanharam na vossa estadia susbstuindo-os nas suas fragilidades e garantindo que tomam a medicação certa, na hora certa sendo noite ou dia? Que esperam daqueles que deixaram os seus filhos em casa para cuidar dos vossos filhos, dos vossos familiares... que esperam daqueles que vão às vossas casas cuidar/tratar dos vossos pais ou avós dependentes que vós não conseguem  e não sabem cuidar?? Que esperam daqueles que vos acolhem nos serviços de urgência e tudo fazem para vos salvar a vida num amontoado de gente e confusão? Que esperam daqueles que vos deram o ombro para chorar quando a vossa dôr foi imensa por uma perda que desgraçadamente o destino traçou? Que esperam daqueles que ouvem os vossos desabafos e reclamações porque outros não estavam lá para ouvir? Que esperam daqueles que permitiram que estivessem presentes numa despedida final a um familiar que muito amavam mas que partiu!? Que esperam daqueles que na hora da morte tocaram pela última vez na vida do vosso familiar? Que esperam daqueles que têm conhecimento sobre a forma como se lida com a mais alta tecnologia nas unidades de cuidados intensivos garantindo que nada faltará ao vosso familiar? Que esperam daqueles que vos dão uma palavra de conforto quando tudo parece perdido? Que esperam de nós?
Sou enferneiro,  tenho dado de bom grado tudo de mim ao outro fragilizado que  da minha parte espera competência técnica, apoio emocional e mental, compreensão pela sua situação... não pode haver falhas...
Sou enferneiro...muitíssimas vezes não é fácil despir a camisola do meu eu, eu pessoa eu cidadão, eu emoções, eu sentimentos...  muitas vezes nos meus pensamentos vivo a dôr do outro como se minha fosse... por momentos questiono-me e se fosse comigo? De um momento para o outro tudo pode mudar e eu autónomo em pleno de capacidades físicas e mentais posso em qualquer segundo passar a uma condição onde nem seja capaz de cuidar do meu corpo... Outros terão que fazer... Tocar na minha cara que detesto que toquem... Tocar na minha intimidade que é só minha junto com o meu pudor... tocar no meu corpo para me prestarem cuidados de higiene  que agora já não consigo fazer... administrar-me medicação que antes tomava eu e até sem água... Perder... perder a vontade própria que já não consigo exprimir... É duro... os analgésicos tiram a dôr mas não tiram o sofrimento de quem perde a liberdade de ser dono do seu próprio corpo, de si, da sua vontade... Dou por mim a pensar que respeito não teria por alguém que me substitui agora que não posso... Respeito... Gratidão...
Sou enferneiro, esta é a minha profissão, não trabalho de graça é verdade, tenho um ordenado, tenho o ordenado que este país me quiz dar... tenho uma carreira que não é  carreira... tenho o direito porque todos têm... a reinvindicar melhores condições de trabalho... e se querem saber da minha parte o dinheiro é o menos... É importante porque também tenho família, filhos e quero para eles o melhor que o dinheiro possa dar... mas diferença não reside no dinheiro... Reside na justica, na equidade... no caráter... no respeito..  na humildade.... Tenho o direito como os demais cidadãos deste país a manifestar, a protestar o meu desagrado pela forma pouco Digna como a minha profissão está a ser tratada... Gente que cuida de gente...
Tenho lido nas redes sociais opiniões de gente que nos trata como lixo... gente que não se manifesta contra a corrupção no país... Que não se manifesta contra o assalto às contas públicas... dos milhões injectados nos bancos assaltados à vista de todos... gente que não se indigna com agressões a polícias mas que se indigna quando um polícia destrói um carro de traficantes que concerteza destruíram muitas famílias... gente que se indigna com a luta de classes que podem fazer toda a diferença nas vossas vidas... Gente que não se indigna com atentados por parte desre governo e com a cumplicidade do garante máximo da democracia... Gente que escarnece de um colega nosso que decidiu por amor à sua causa iniciar greve de fome... Gente que acha bem a perda de direitos e atropelos à verdade, justiça e honestidade...  Democracia...
Onde há um enfermeiro... Há esperança... a esperança da vida sobre a morte...
Amo este País que é meu, amo este povo que me despreza...
Sidónio Faria

Comentários

Mensagens populares deste blogue

VIVER ENFERMAGEM

TEMPO...